terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SERGEANT RUTLEDGE

Dia cinéfilo. Com o trailer de O sargento negro (Sergeant Rutledge), de 1960. É o melhor filme de John Ford? Nem por sombras. Mas a história, sobre um militar negro falsamente acusado de violação e assassinato, que acaba denunciando o preconceito e o racismo, tem interesse e não perdeu a atualidade.

Depois, há outro "detalhe": todos os filmes de Ford são bons (parto desse princípio, não os vi todos; falo por crença quase religiosa), há muitos que são excecionais.

O trailer é curioso, porque tem algumas grandes das grandes imagens do cinema fordiano. Incluindo o Monument Valley e a música. Com um pouco de sorte a RTP2 um dia destes volta a passá-lo. Enquanto a RTP2 resistir aos ímpetos do ministro burgesso e aos seus assessores especializados em ciência política.




5 comentários:

Lucrecia disse...

Aqui se chamou "Audazes e Malditos" e eu assisti só a uma parte, na TV. Lembro de "No tempo das diligências" Dirigido por John Ford. John Wayne era Ringo Kid. Eu e meus primos adorávamos as cenas em que os índios perseguiam a diligência e depois de um tempão chegava a Cavalaria. O pior é que torcíamos pelos índios.

Santiago Macias disse...

"No tempo das diligências", no Brasil; "A cavalgada heróica", em Portugal.

2012 disse...

Ui ui ui, Dr. Santiago!!! De diligência é que não! A não ser que Moisés abra caminho :))

Anónimo disse...

Acho que vi o Sargento Negro umas três ou quatro vezes e nunca me aborreci. Muito bom.

Lucrecia disse...

A propósito de diligências, me lembrei de uns bonequinhos que vinham (há séculos) em achocolatados. Os meninos trocavam os soldados da cavalaria por indios. Nós formamos uma tribo imensa. Havia cavalos e carroças. Era muito divertido.Bricávamos por horas. Em nossa brincadeira os indios venciam sempre.