quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CARTAS DE BISSAU - nº 3

Caros leitores

Dei-me conta, ao longo destes dias em Bissau, de um curioso fenómeno, que é sinal dos tempos, das modas e da padronização dos gostos. Numa cidade onde a quase totalidade da população é de origem africana, há cada vez mais raparigas a aderir ao cabelo liso. Um desfrisar forçado e trabalhoso, e que não resulta muito bem.

No final dos anos 60 do século XX grupos contestatários americanos promoveram e popularizaram exuberantes penteados afro, como o que tornou inconfundível a imagem da ativista Angela Davies. Agora, o estilo não tem a mesma popularidade e já não marca um género político. À minha frente, na parede do fundo do átrio, tenho um anúncio da Senegal Airlines. Com uma elegantíssima modelo de pele escura, mas de estilo "ocidental".

É uma lástima que a beleza esteja circunscrita a padrões estreitos e que tudo tenha, sob pena de rejeição, de ser igual ao que a moda ocidental decide. 

2 comentários:

Lucrecia disse...

Você está certìssimo.

Julia Macias-Valet disse...

Ahahahaha...Agora lembraste-me de algo...

Um dia a minha empregada, a Danielle, da Ilha da Reuniao (e que nao era uma preta loura : )))) chegou a minha casa para trabalhar de turbante. Vai dai decidi dar-lhe um piropo, do estilo esta muito gira ou que bem que lhe fica o turbante (e ficava!).

Resposta : " Ai Madame, nao me diga nada que a minha filha pos-me o o desfrizante no cabelo e foi ter com o namorado...so que se esqueceu de mim... : ((

Ja podes imaginar o que aconteceu...teve que andar de turbante durante 6 meses 6 !!!