sexta-feira, 23 de março de 2012

CHEF

A recente profusão de chefs traz consigo de tudo um pouco. O tempo se encarregará de separar o trigo do joio. Fui há tempos a um restaurante, razoavelmente pretensioso, interessante mas não excecional do ponto de vista gastronómico, onde os pratos eram objeto de uma explicação com mais de pompa que de substância. Perguntei à minha companhia de mesa "viste o filme Os novos monstros?". Não tinha visto. Expliquei-lhe sumariamente o sketch do restaurante. I segreti del cuoco? Acho que os pratos de alguns grandes chefsdevem ser feitos assim:



O filme Os novos monstros é uma obra-prima da comédia italiana. Data de 1977. Foi realizado a três mãos (Ettore Scola, Dino Risi e Mario Monicelli). Recordo, particular, duas cenas: esta e a do elogio fúnebre, proferido por Alberto Sordi. Ambas dirigidas por Scola. Passará por aqui, um destes dias.

2 comentários:

Lucrecia disse...

Que loucura! Já pensou se a cozinha dos restaurantes se faz assim? Depois de toda aquela "guerra",ainda fizeram as pazes e serviram aquilo que chamaram de "sopa". Muito interessante esse filme. Só que agora aumentou ainda mais minha desconfiança com relação a restaurantes de um modo geral.

Portugalredecouvertes disse...

Adorei!
pena que o cinema da Europa se encontre nos subterrâneos da amargura

mas valha-nos a ASAE!