sábado, 28 de abril de 2012

MIA BELLA MOURA

Há cinco cidades que tenho especial curiosidade em conhecer (por esta ordem):

1. Nápoles
2. Cartum
3. Tóquio
4. Isfahan
5. Nouakchott

Nápoles não me surpreenderá, em termos de ambiente urbano.  É uma certeza firme. Sobretudo depois de conhecer Moura (a minha cidade natal, no Alentejo meridional) há quase 50 anos. Tenho a convicção de vir ali a encontrar uma cidade gémea...

Em agosto do ano passado deparei, numa das ruas de Moura, com um contentor do lixo que fora alvo de uma intevenção de arte pública (soi-disant...). Alguém colara um recorte de uma revista, com um risonho bebé, por cima do brasão da cidade. Fotografei e pensei "só em Moura...".

Pensava que todas as possibilidades de criatividade estavam esgotadas. Até ontem. Fui alertado, por um mail do meu amigo José António Oliveira, que alguns miúdos da cidade andavam a roubar as rodas dos contentores do lixo para as usarem em improvisados carros de corrida. As célebres carretas dos meus dias de meninice e que pensava estarem esquecidas para todo o sempre. Naquele tempo usavam-se rodas de rolamentos e as velocidades que se atingiam na estrada de Brinches desafiavam qualquer Fittipaldi... Agora são as rodas dos contentores do lixo...

Olhei o mail, estupefacto, enquanto pensava "putaquepariu, as rodas dos contentores do lixo? o que mais se irá inventar na mia bella Moura?". Não me atrevo a pensar, sobretudo num sítio onde indisciplina, criatividade, reguilice, hedonismo, iniciativa, orgulho e alegria de viver andam a par.

Moura é divertida? É, mais do qualquer outro sítio que conheço. E exasperante, na mesma medida.


PS: alguém me arranja o mail de Stefano Domenicali? Pode estar interessado em contratar um dos artistas, nunca se sabe.

2 comentários:

Lucrecia disse...

E as cidades brasileiras?

José Francisco disse...

Se o Stefano Domenicali for o mesmo que dirige a Scuderia Ferrari F1 poderá carregar o CV neste endereço:
http://www.ferrari.com/English/About_Ferrari/Jobs_Careers/Pages/Jobs_Careers.aspx

Até porque qualquer carreta de rolamentos é mais bonita do que o Ferrari deste ano.Eheheh