quinta-feira, 5 de abril de 2012

REGENERAÇÃO URBANA: ANTIGO MATADOURO

Mais um projeto fundamental na revitalização da cidade e do concelho: a obra de adaptação do antigo matadouro municipal. Que conheceu entre os anos 80 do século XX e o início do século XXI uma segunda vida, como estaleiro camarário.

Agora terá um terceiro fôlego como museu municipal. Temos materiais no concelho que justifiquem um tal investimento? Temos, mais até que outros concelhos (esta é uma direta para os que estão sempre em busca "noutros concelhos"). Vejam-se os exemplos que aqui deixei, e que estão longe de ser os únicos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

Temos, sobretudo, a obrigação de valorizar o que é nosso, ultrapassando todas as dificuldades e todos os problemas, externos e internos. O futuro do museu passará pelas coleções, pelas exposições e pelas iniciativas de caráter cultural e turístico que vierem a ser desenvolvidas no local.

O programa inclui ainda a construção de um ponto de chegada e correspondência, que servirá de apoio aos autocarros de passageiros.

O projeto, do arq. João Maria Trindade, resultou de um concurso público, realizado em 2009. A obra do edifício foi adjudicada à ZUCOTEC, pelo montante de 879.018,57 € + IVA. A obra da área envolvente irá ser concretizada pela VIBEIRAS pelo montante de 306.108,35 € + IVA. A taxa de financiamento comunitário destas obras é de 80%.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mai nada! E o resto são cantigas!

Portugalredecouvertes disse...

Gostei