sábado, 30 de junho de 2012

PATRÍCIA MAMONA

Patrícia Mamona

Do site do Partido Nacional Renovador:
Somos europeus e partilhamos com os demais povos da Europa os mesmos laços de sangue, de cultura, de civilização e a mesma matriz. (...)
A desvalorização total daquilo que é nosso e nos identifica, face ao que vem de fora e nos descaracteriza, é vergonhosa. (...) Com sinal contrário a esta ordem estabelecida, defendemos vigorosamente a preservação e valorização da nossa unidade étnico-cultural.

Faz sentido citar o site de um partido neo-fascista e racista no momento em que uma compatriota se distingue nos campeonatos europeus? A meu ver faz. Não tanto porque a medalha de Patrícia Mamona vem no seguimento de feitos desportivos de outros portugueses com origens fora da Europa (Naide Gomes, Francis Obikwelu, Nuno Delgado, Nelson Évora, Carla Sacramento etc.). Mas sobretudo porque me parece  importante sublinhar, a cada momento, o caráter plural da nossa sociedade. É um tópico que ainda não está na ordem do dia, mas virá a estar, no futuro. E as "boas almas" que não se fiem nos nossos brandos costumes. É um mito, que vai a par do da nossa tolerância.

3 comentários:

Anónimo disse...

Patricia Mamona é Portuguesa, nasceu em São Jorge de Arroios em 1988. Está a tirar medicina nos Estados Unidos.

Anónimo disse...

faça boa viagem ! viva o pnr !

Anónimo disse...

atrasados mentais