quinta-feira, 16 de agosto de 2012

AMARELEJA - FESTA REVISTA

Primeiro, foi o jantar de gala do Grupo Desportivo Amarelejense. Depois a corrida de touros. Finalmente, a procissão. Amareleja vezes três. E muitas mais vezes serão.

A minha família materna é da Amareleja. Nos últimos tempos tem-se multiplicado a pergunta: "você é Canastro, não é?".  Canastro é a alcunha da família, oriunda do Alto de Bombel.  Não há, na Amareleja, quem não tenha alcunha, e a da minha família está erradamente explicada num livro sobre o tema. Por vezes, segue-se a pergunta "você é meu primo, sabia?". Não, a maior parte das vezes não sabia. O que não deixa de ser sempre um pouco embaraçoso. E tenho de recorrer à memória viva da Júlia ou da Elisa para reconstituir percursos e genealogias "essa tua prima é neta de fulana, que era prima-irmã da tua avó".

Ontem, no meio de um animado e longuíssimo jantar, com mais de duas dezenas de amigos, a cena repetiu-se, por mais duas vezes, em pleno Largo do Regato. Quando pensamos que estamos longe dos sítios de origem, há sempre qualquer coisa que nos faz regressar. Um facto que tenho constatado, à medida que o tempo vai passando.
 
Fotografia: Zambrano Gomes (c. 1935)

Sem comentários: