quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ARTE ISLÂMICA - 1/10

Inicia-se aqui um novo percurso. Mais dez passos. Chega a vez da arte islâmica. Entendida aqui no sentido da arte islâmica do Mediterrâneo.

Por onde começar? Quando me pedem um exemplo extraordinário da arte islâmica ocorre-me, sempre, citar em primeiro lugar o chamado "quarto de Alepo". O quarto está protegido por um vidro. Pude uma vez lá entrar, quando estava a ser desenvolvido o projeto Discover Islamic Art.

O "quarto" é, na realidade, um conjunto de painéis pintados, que forravam as paredes da sala de entrada de um rico mercador cristão da cidade de Alepo. As representações são um exemplo acabado da melhor arte otomana (os painéis datam de inícios do século XVII), numa conjugação de motivos geométricos e florais. Há temas cristãos que se misturam com outros, oriundos da tradição persa. A única palavra que me ocorre para classificar o quarto de Alepo é "luxuriante".

O quarto foi comprado, em 1912, pelo alemão Friedrich Sarre para o Museu de Arte Islâmica, de Berlim, onde hoje se encontra.


1 comentário:

Lucrecia disse...

Está em minha coleção do blogue avenida da salúquia 34. Lindo!