quarta-feira, 8 de agosto de 2012

RECORDAÇÃO DO BAIRRO DA SALÚQUIA

O bairro da Salúquia fica em Moura. É uma extensa, e periférica, parte da cidade, delimitada pela estrada de Brinches, pelo rio da Roda, pela Rua de Angola e pelo bairro 25 de abril. É o bairro onde sempre viveu a minha família, e ao qual já dediquei um texto (v. aqui).

Até aqui nada de novo... Mas no outro dia, alguém encontrou lá por casa, durante uma campanha de arqueologia doméstica, uma fantástica caneca onde, a par de um desenho de um pescador, que é um monumento ao kitsch, está a enigmática frase "Recordação do Bairro da Salúquia". Nem mais. Como "Recordação da Nazaré" ou "Recordação de Alcobaça". Não consigo imaginar quem terá sido o autor da ideia embora, tipologicamente, a caneca seja dos anos 70. Haverá canecas de promoção turística de outras zonas da minha cidade? Nunca vi uma "Recordação do Bairro da Porta Nova" ou uma "Recordação do Sete-e-Meio". O que não quer dizer que não existam, bem entendido.


3 comentários:

José Francisco disse...

Esta é mais uma prova que Salúquia é um mundo à parte, só quem lá vive e quem lá foi criado entende a forma de estar daquelas pessoas, onde ainda existem vizinhas e vizinhos. Quando se passa a ponte da Salúquia entra-se não só num bairro unico mas também na mais completa rede de informação, num bairro que é deles, nas ruas que são deles.
Fui lá criado, na casa construída pelos meus bisavós,mais tarde habitada pelos meus avós e onde agora vivem os meus pais.Só quem lá vive entende a relação das pessoas com a sua rua.

rafael rodrigues disse...

O nosso bairro sempre foi muito criativo. Ou foi o tempo ou alguém se esqueceu do acento.

Anónimo disse...

Caro Amigo
Por acaso tenho uma da mesma colecção, que diz Recordação de Moura. Quando regressar das Férias, irei tirar as repectivas fotos e enviar. Um abraço
José Eduardo Cavaco