sexta-feira, 19 de outubro de 2012

PRIMEIRAS LEITURAS: GUILHERME

Richmal Crompton (1890-1969) já tinha falecido quando a comecei a ler. Guilherme, ou Just William no original, deve estar completamente out. Pelo menos, lá em casa os rapazes nunca se lhe referiram. A menos que haja algum jogo William na net ou para playstation.

Foi uma das minhas leituras preferidas entre os 9 e os 12 anos, por aí. Guilherme e os seus amigos (um era Douglas, os outros já não recordo) concebiam e executavam as mais inconsequentes e acabadas tropelias. Para desgosto dos pais, dos professores e das pessoas ajuizadas. Não tenho ideia que os livros fossem excecionais, mas ria-me com eles a bandeiras despregadas. E foram estes livros e outros como estes que me levaram a ler mais e melhor. Desconfio sempre dos que dizem que liam Byron aos 7 anos...

Uma noite pessimamente dormida levou-me, esta madrugada, da Salúquia às recordações de Guilherme.

William and the Space Animal, cuja capa da edição portuguesa da Estúdios Cor aqui se reproduz, é de 1956.




2 comentários:

babao disse...

Tiveste pesadelos com marcianos ?

Santiago Macias disse...

Não, minha linda. Foram preocupações. Terrenas e bem próximas.