quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

DRESS CODE I: o jantar de gala


O convite era claro e direto: era um jantar de gala. Tomei o assunto a sério. Embora não fosse ao extremo de me apresentar de smoking (graças a Deus não fiz tal coisa, até porque não tenho nenhum smoking) escolhi um fato, mais um papillon, não demasiado formal, e mais uns sapatos pretos reluzentes.

A ideia revelou-se tristíssima. Quando cheguei ao jantar, supostamente de gala e de consagração de desportistas, mais ninguém estava vestido como eu. Havia homenageados em calções e havaianas. Campeavam as t-shirts. Eu, que nunca fui muito formal, mas levo estas coisas a sério, amaldiçoei a minha sorte. Achei-me carnavalesco e despropositado. Percebi o que sentiu aquele convidado de Errol Flynn quando saiu da undressing room e entrou, como Deus o mandou ao mundo, numa sala de jantar onde toda a gente estava vestida... A meio do jantar tirei discretamente o papillon preto de pintas brancas à Churchill.

Foi um dia decisivo. A partir dessa altura, e em jantares de gala do género, passei a usar um discreto truque. Levo no bolso uma gravata com o nó feito (o four-in-hand é o mais simples), o que me permite, face à avaliação no terreno, tomar decisões rápidas. A idade tem destas coisas. Torna as pessoas menos espontâneas, mas mais precavidas...

8 comentários:

Anónimo disse...

He, he, he, Acontece. É muito interessante a maneira como o Dr. Santiago se apresenta vestido, faz parte da sua identidade ou não seria o mesmo. Parabéns

Anónimo disse...

É muito interessante a maneira como se apresenta vestido, faz parte da sua identidade.
Parabéns, Dr.

Anónimo disse...

Gosto muito pela maneira como se veste,é muito próprio e único. Parabéns

Anónimo disse...

Interessante a maneira como se veste. Parabéns

Anónimo disse...

interessante.................

Curioso disse...

http://www.noticiasaominuto.com/fama/43685/pro%c3%adbe-se-decotes-rabos-e-outras-obscenidades-nos-grammy

SM, aqui te deixo um link que poderás achar interessante sobre o "Dress Code"!!!

Anónimo disse...

Pois é acontecem destas coisas mas a indumentária faz parte da identidade!!!!! Certo?

Santiago Macias disse...

A indumentária faz parte da personalidade, claro.