segunda-feira, 4 de março de 2013

NA HORA DO ADEUS AO ENG. ARMANDO NAPOCO

O telefone tocou já tarde, ontem à noite. Do outro lado, a voz do Fernando Arlete comunicava-me, em tom grave, o falecimento do eng. Armando Napoco, antigo Presidente da Câmara de Bissau.

Conheci Armando Napoco em finais de janeiro de 2010, em Bissau. Voltei a encontrá-lo, meses mais tarde, em Moura. Político discreto e de maneiras suaves, o eng. Napoco transmitia o que queria em voz baixa e de forma eficaz. Falámos bastantes vezes nesses dias. Sobre o passado dos sítios. Mas, sobretudo, sobre o seu futuro. Durante o nosso último encontro, há pouco mais de um ano, conseguiu emocionar-me, ao apresentar o meu livrinho sobre Moura e Bissau, dizendo: "o nosso amigo Santiago tornou-se, com este seu trabalho, um cidadão guineense". Recordar que nos recebeu com toda a deferência é pouco para traduzir o cuidado e simpatia com que rodeou aqueles dias.

Pouco antes de nos despedirmos disse-me que se iria ausentar durante uns dias, para exames de rotina, em Dakar. Afinal, foi algo mais sério que uma simples rotina. O seu estado de saúde debilitou-se rapidamente. Armando Napoco faleceu no passado sábado, em Cuba.

Espero poder um dia voltar a Bissau. Espero poder render-lhe homenagem na terra que tanto amava. E na qual tanto acreditava.

Da esquerda para a direita (no edifício-sede do PAIGC, em fevereiro de 2012): Fernando Arlete (ex-Vicepresidente da Câmara de Bissau), Carlos Lopes Pereira (historiador e antigo diretor do Nô Pintcha), Armando Napoco (na altura Presidente da Câmara de Bissau) e o autor do blogue

1 comentário:

Anónimo disse...

meu pai, saudades eterna....!
Sempre estarás no nosso coração..
com amor (armando napoco junior)