terça-feira, 7 de Maio de 2013

UM BOCAL DE POÇO MEDIEVAL NO ÁTRIO DA CÂMARA DE MOURA

Um bocal de poço, datável nos sécs. XIV-XV, está em exposição na receção da Câmara Municipal de Moura. A peça faz parte de um conjunto de achados arqueológicos, encontrados durante escavações realizadas no bairro da Mouraria. No mesmo local foram recolhidos diversos objetos de cozinha e de mesa, com destaque para peças provenientes da região de Valência.

Este bocal de poço fazia parte de uma casa da minoria muçulmana de Moura, tendo sido depois destruído e atirado para dentro de uma fossa. Foi alvo de um prolongado e bem sucedido processo de reconstituição. Trata-se, provavelmente, de uma peça de fabrico local, que vem juntar-se ao chamado “poço árabe”, em exposição no Largo da Mouraria.

Os materiais recolhidos nas escavações serão, futuramente, expostos no novo Museu Municipal. O antigo edifício do matadouro está a ser alvo de obras de adaptação, prevendo-se que venha a abrir ao público em 2014.



4 comentários:

Lídia disse...

Muito curioso! Encontrei uma canalização semelhante, de idêntica cronologia, no teatro romano (a sul do edifício cénico). Publiquei-o na Arqueologia Medieval nº 10. Não afasto a ideia de ser um poço (o "meu")mas registei três porções iguais o que corresponde a uma dimensão, em termos de altura, de mais 3m, encaixadas umas nas outras, in situ, em posição perfeitamente vertical. Conheces alguma coisa semelhante??? Bjs Lídia Fernandes

Filomena Barata disse...

Obrigada por partilhares.

Unknown disse...

Não sei se sabes (ou se interessa) que o Museu Nacional de Arqueologia tem coisas destas, igualmente estampilhadas (recolhas antigas do estácio da Veiga e / ou do Vasconcellos, pelo sul de Portugal).
Abraço

Carlos Fabião

Santiago Macias disse...

Obrigado a ti, Filomena.

Caros Lídia e Carlos
Claro que o tema me interessa, tanto mais que preparamos o catálogo de materiais.
Conheço um bocal de poço do MNA, referenciado, salvo erro, por Bernardo de Sá.
Entrarei em contacto convosco por outras vias.
Abraço
SM