terça-feira, 7 de maio de 2013

UM BOCAL DE POÇO MEDIEVAL NO ÁTRIO DA CÂMARA DE MOURA

Um bocal de poço, datável nos sécs. XIV-XV, está em exposição na receção da Câmara Municipal de Moura. A peça faz parte de um conjunto de achados arqueológicos, encontrados durante escavações realizadas no bairro da Mouraria. No mesmo local foram recolhidos diversos objetos de cozinha e de mesa, com destaque para peças provenientes da região de Valência.

Este bocal de poço fazia parte de uma casa da minoria muçulmana de Moura, tendo sido depois destruído e atirado para dentro de uma fossa. Foi alvo de um prolongado e bem sucedido processo de reconstituição. Trata-se, provavelmente, de uma peça de fabrico local, que vem juntar-se ao chamado “poço árabe”, em exposição no Largo da Mouraria.

Os materiais recolhidos nas escavações serão, futuramente, expostos no novo Museu Municipal. O antigo edifício do matadouro está a ser alvo de obras de adaptação, prevendo-se que venha a abrir ao público em 2014.



4 comentários:

Lídia disse...

Muito curioso! Encontrei uma canalização semelhante, de idêntica cronologia, no teatro romano (a sul do edifício cénico). Publiquei-o na Arqueologia Medieval nº 10. Não afasto a ideia de ser um poço (o "meu")mas registei três porções iguais o que corresponde a uma dimensão, em termos de altura, de mais 3m, encaixadas umas nas outras, in situ, em posição perfeitamente vertical. Conheces alguma coisa semelhante??? Bjs Lídia Fernandes

A Lusitânia disse...

Obrigada por partilhares.

Unknown disse...

Não sei se sabes (ou se interessa) que o Museu Nacional de Arqueologia tem coisas destas, igualmente estampilhadas (recolhas antigas do estácio da Veiga e / ou do Vasconcellos, pelo sul de Portugal).
Abraço

Carlos Fabião

Santiago Macias disse...

Obrigado a ti, Filomena.

Caros Lídia e Carlos
Claro que o tema me interessa, tanto mais que preparamos o catálogo de materiais.
Conheço um bocal de poço do MNA, referenciado, salvo erro, por Bernardo de Sá.
Entrarei em contacto convosco por outras vias.
Abraço
SM