terça-feira, 4 de junho de 2013

ANTÓNIO ROSA MENDES (1954-2013)

As mais gratas recordações da minha passagem pela docência na Universidade do Algarve centram-se na amizade fraterna com que fui envolvido por um grupo de colegas. Via o Francisco Teixeira apenas a espaços. Com mais frequência, cruzava-me com o Luís Filipe Oliveira, com o João Bernardes, com o Horta Correia e com o António Rosa Mendes. Este último, em especial, encarregava-se de animar os almoços e as horas mortas com histórias divertidas, que desafiavam o mais sisudo. Enchia o nosso gabinete com a sua generosidade e com o fumo das cigarrilhas, de que nunca se separava.

Historiador, poeta e editor, jurista, homem culto e professor de cultura, foi diretor do evento "Faro - capital da cultura" e desenvolveu intensa e profícua atividade cultural e académica. A ação política foi outra área a que António Rosa Mendes dedicou particular interesse. Começou pela extrema-esquerda (foi um dos responsáveis pelo jornal "Lutar no mar, Lutar em terra", numa época que recordava com humor e sem complexos), passando depois para os terrenos da social-democracia.

Fui-me cruzando com o António em júris de mestrado em Gambelas, em  atividades culturais em Safara, em Mértola, em Faro... Horas bem aproveitadas, com alguém que tinha da vida um sentido intenso e lúdico.

No próximo mês de julho, quando passar por Vila Real de Santo António, já não lhe telefonarei para um daqueles intermináveis jantares, que acabavam sempre em deambulações tardias pelos bares da cidade.

António Rosa Mendes faleceu há poucas horas, deixando desolados os que com ele privavam. É um daqueles amigos de quem vou ter saudades a sério. E que nunca esquecerei.

1 comentário:

Ai meu Deus disse...

Uma homenagem singela:

http://aijesus.blogspot.pt/2013/06/hoje-soube-se-que-morreste.html