sexta-feira, 28 de junho de 2013

MOURA - DO PÁTIO DOS ROLINS À MOURARIA

Do arrabalde novo à Mouraria, passando pelo castelo. A abertura oficial do novo posto de turismo teve lugar no feriado municipal, dia 24 de junho. Sem espavento nem alarido. E com a presença de 40 resistentes à canícula.

Começou-se pelo Pátio dos Rolins. Que se mantém como posto de informações, mas que ganhou nova vida com o espaço internet. Num edifício do século XVI vivem agora as novas tecnologias. Daí se passou ao recinto do castelo. De vergonha da cidade, nos anos 90, passou, sem luxos nem gastos faraónicos, a ser uma área aprazível. Onde convivem edifícios de diferentes épocas e onde a arqueologia contribuiu, de forma efetiva, para a reabilitação urbana.

Desceu-se depois à renovada Mouraria. O passeio terminou no largo, onde Os sons da campina animaram o final de tarde.

Hoje à tarde houve uma prova de vinhos, que contou com a colaboração de Jorge Liberato e com uma participação musical que não estava no programa. Estiveram presentes empresários do concelho, do setor vitivinícola, com destaque para Amareleja e Moura. Uma boa estreia para um espaço que se quer dinâmico e aos serviço da economia do concelho.

A reabilitação da cidade tem passado por aqui. Com intervenções concretas e com provas dadas. Os últimos anos foram de ritmo intenso. Num caminho difícil e cheio de escolhos. Talvez por isso nos dê mais prazer chegar a este ponto.

Pátio dos Rolins - espaço internet

Posto de receção aos turistas - prova de vinhos


Largo da Mouraria

2 comentários:

Curioso disse...

Santiago, parabéns para todos os envolvidos pelas obras concretizadas.

Portugalredecouvertes disse...

Moura: a visitar num próximo passeio