sexta-feira, 26 de julho de 2013

ARE YOU COMFORTABLE WITH FIRST NAMES?

A senhora era americana e entendeu por bem perguntar-me se nos podíamos tratar pelo primeiro nome. Podíamos, claro. Os first names americanos dão uma certa, e equívoca, ideia igualitária. Álvaro Santos Pereira insistiu que o tratassem pelo primeiro nome, sem perceber que essas coisas não funcionam a pedido. Ainda para mais no País do "simsôtor". Deu o flanco e foi ridicularizado.

Muitíssima gente me trata pelo primeiro nome. Nunca pedi para o fazerem. É assim porque é assim. Gosto que assim seja. Gosto menos de ouvir Santiago Augusto. Não tanto porque o nome tenha uma sonoridade estranha. Tem mesmo. Mas porque quando era puto e a minha mãe dizia Santiago Augusto era sinal que Houston, we have a problem a coisa ía dar para o torto...

Ontem, 25 de julho, foi o dia do meu santo. Na tradição espanhola, ainda há quem na família me felicite no dia do santo.

Sem comentários: