terça-feira, 19 de novembro de 2013

IGREJA DE SAFARA - à procura de soluções

Foi hoje, ao fim da tarde, na Junta de Freguesia de Safara. A Câmara Municipal ofereceu à Paróquia o projeto de restauro da igreja, monumento classificado. O processo teve início em 2009, mas dificuldades de vária ordem levaram a que só já no decorrer deste ano o projeto fosse dado por concluído.

Tive o prazer de proceder à entrega do dossiê, em nome da Câmara Municipal de Moura. Não existisse "uma coisa" chamada Lei dos Compromissos e daríamos, de imediato, apoio à obra. Assim, vamos ter de fazer antes algumas acrobacias de ginástica orçamental para dar corpo a uma mais que necessária reabilitação.

Intervieram no ato Antónia Baião, Presidente da Junta de Freguesia de Safara, Mário Capa, pároco local, e o autor do blogue. Assistiram mais de duas dezenas de pessoas, facto que excedeu largamente as minhas expetativas, sobre as quais pairava a ameaça do Suécia-Portugal.


Fotografia: António Miguel Trindade em http://olhares.uol.com.br.

3 comentários:

francisco perfeito caetano disse...

Fico muito satisfeito com esta notícia.claro! esperando que aqui também ponham em destaque frescos existentes debaixo da pintura a cal. votos de um bom trabalho.um dos dois mais importantes monumentos religiosos do concelho de Moura merece.
Um reparo Antónia Baião não é presidente da junta de Safara, mas sim presidente da junta de Safara e Stº Aleixo é de Safara mas mora em stºAleixo.É como se o S.M.fosse presidente de Moura e Mértola sendo de Moura mas continuando a morar em Mértola.Cá volto eu a esta pendência que para o desenvolvimento do projeto, digo projecto não interessa nada!pois que vá avante é o que eu desejo, sinceramente!

Portugalredecouvertes disse...

é um monumento bastante bonito!

Anónimo disse...

Foi bonito, Santiago, não só o acto que tem a promessa e muita vontade de concretização de reabilitar a Igreja Matriz de Safara, como a "pluralidade" de pessoas que assistiram ao brevíssimo mas importante momento.
ESTAMOS JUNTOS, pois então.
Antónia Baião