segunda-feira, 7 de abril de 2014

CARTA ARQUEOLÓGICA DE MÉRTOLA

Pensava eu ter posto umas reticências de alguns anos na minha carreira, quando um telefonema da Fátima Palma me fez regressar ao passado. Que sábado ia ser lançada a Carta Arqueológica de Mértola e que os autores deveriam estar etcetcetc. Claro que fui. E claro que fiquei imensamente feliz por ela se ter lembrado de me telefonar. Depois perguntaram-me se queria dizer umas palavras. Claro que não disse. E fiquei no público, contente por regressar a casa, assim só por uma hora. O livro é um ponto de situação dos trabalhos, quase 40 (!) anos depois de terem sido iniciados. O meu texto intitula-se O alfoz de Mértola no período islâmico e é assim-assim.

Cláudio Torres sintetizou assim o esforço de todos nós: "cada vez sabemos menos". Nem mais. Isso mesmo. Não podia ter dito melhor aquilo que todos sentimos e que dá sentido à nossa procura.

1 comentário:

oasis dossonhos disse...

Amigo: Gostei de te ver por lá, na "nossa" casa...Abraço.