quarta-feira, 23 de abril de 2014

FRANCISCO MARQUES - UM PINTOR DA MINHA TERRA

Por norma, não coloco tantas imagens num post. Faço-o, por justificadas razões. Aqui vos deixo seis imagens de pinturas de um jovem e talentoso pintor da minha terra. O Francisco tem 15 anos e pinta com naturalidade e espontaneidade o que vê. Já por duas vezes disse ao José, que é pai do Francisco, que a Câmara de Moura gostaria de expor os trabalhos dele. Acho que ele não me levou a sério. Pode ser que seja desta.

O que me parece mais interessante é o tom expressionista das pinturas, duvidando eu que o Francisco se tenha debruçado sobre o tema. Mas não me espantaria que, uma vez mais, eu estivesse errado. Tal como acho invulgar a expressão plástica do bicho, muito próxima do tratamento dado aos zoomorfos dos mosaicos orientais da Antiguidade Tardia. Como é que é possível?, interrogo-me.







2 comentários:

Portugalredecouvertes disse...


parabéns para o jovem pintor!
no olhar do animal, temos a prova de que há pensamento

Santiago Macias disse...

É mesmo. Aquele urso é impressionante!