quarta-feira, 21 de maio de 2014

TABAGISMO COLONIAL

De entre a memorabilia que anda lá por casa (há quem, de forma pouco gentil, lhe chame "tralha") gosto, em especial, deste cinzeiro cheio de referências coloniais. No centro está Portugal. Em volta estão as colónias. Todas. A Índia incluída. O colonialismo em forma tabágica. Um objeto que hoje é, apenas, uma divertida curiosidade. Tenho uma vaga ideia de como aquilo foi parar à Salúquia...

Memórias de tempos idos. Recordações de um Império que teve passado mas que, à época em que este artefacto foi comprado, já não tinha futuro. Como se viu.

À falta de inspiração, socorro-me do excerto da "Tabacaria" de que mais gosto.


Mas o dono da Tabacaria chegou à porta e ficou à porta. 
Olhou-o com o desconforto da cabeça mal voltada 
E com o desconforto da alma mal-entendendo. 
Ele morrerá e eu morrerei. 
Ele deixará a tabuleta, e eu deixarei versos. 
A certa altura morrerá a tabuleta também, e os versos também. 
Depois de certa altura morrerá a rua onde esteve a tabuleta, 
E a língua em que foram escritos os versos. 
Morrerá depois o planeta girante em que tudo isto se deu. 
Em outros satélites de outros sistemas qualquer coisa como gente 
Continuará fazendo coisas como versos e vivendo por baixo de coisas como tabuletas, 
Sempre uma coisa defronte da outra, 
Sempre uma coisa tão inútil como a outra, 
Sempre o impossível tão estúpido como o real, 
Sempre o mistério do fundo tão certo como o sono de mistério da superfície, 
Sempre isto ou sempre outra coisa ou nem uma coisa nem outra.

Mas um homem entrou na Tabacaria (para comprar tabaco?), 
E a realidade plausível cai de repente em cima de mim. 
Semiergo-me enérgico, convencido, humano, 
E vou tencionar escrever estes versos em que digo o contrário. 

Acendo um cigarro ao pensar em escrevê-los 
E saboreio no cigarro a libertação de todos os pensamentos. 
Sigo o fumo como uma rota própria, 
E gozo, num momento sensitivo e competente, 
A libertação de todas as especulações 
E a consciência de que a metafísica é uma consequência de estar mal disposto. 

Depois deito-me para trás na cadeira 
E continuo fumando. 
Enquanto o Destino mo conceder, continuarei fumando. 

Sem comentários: