sábado, 19 de julho de 2014

O FUTURO DO MUSEU REGIONAL DE BEJA

O tema é recorrente, aqui no blogue.

Agora ainda mais se torna premente pensar o futuro do Museu de Beja. A lei 36/2014, de 26 de junho, veio estabelecer um novo regime jurídico para as assembleias distritais. O que, no caso da nossa região, implica preparar o futuro do Museu Regional. Neste momento, e segundo os prazos legalmente definidos, faltam três meses para se resolver o problema. É importante o contributo de todos. Daí que tenha decidido promover este colóquio, no qual participarão:

ANA PAULA AMENDOEIRA - Presidente da Comissão Nacional Portuguesa do ICOMOS (International Council of Monuments and Sites)
JOÃO NETO - Presidente da Associação Portuguesa de Museologia
JOSÉ ALBERTO RIBEIRO - Presidente da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM (International Council of Museums)
JOSÉ ANTÓNIO FALCÃO - Diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja
JOSÉ CARLOS OLIVEIRA - Diretor do Museu Regional de Beja
MANUEL BAIRRÃO OLEIRO - Diretor do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação (Direção Geral do Património Cultural)
E o autor do blogue, na qualidade de Presidente da Assembleia Distrital de Beja.

Dia 24, às 21 horas, no edifício do Museu.

2 comentários:

Portugalredecouvertes disse...

muita força para vocês!

Anónimo disse...

Caro Santiago
Desejo que o esforço (de análise e de busca de soluções) seja coroado de âxito. Para tanto creio que bastaria que todas as forças políticas relevantes do território sejam sensatas e percebam que é forçoso encontrar uma solução, mas encontrar mesmo...
Se necessário, deixa passar, sub-repticiamente, a ideia de que solução é esse espólio ser transferido para o Museu de Évora. Vais ver que resulta...
PL