quinta-feira, 17 de julho de 2014

UM ALUCINANTE DIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

Depois da segunda edição do Fórum 21, que ontem teve lugar, o dia de Nossa Senhora do Carmo foi marcado por um desassossego permanente. Um dia ainda hei-de perceber essa ideia da placidez da planície e da calma alentejana.

Notas para um diário de um autarca alentejano:

10 h - Inauguração da exposição do CNE, do meu CNE, já agora.


17 h - Reunião de Câmara, ao ar livre. Podia ter sido num dia mais ameno, mas este passo no processo de abastecimento de água merece uma programação diferente. A reunião, junto aos depósitos de água de S. Lourenço, contou com a presença do Eng. João Silva Costa, membro do Conselho de Administração da empresa Águas Públicas do Alentejo.


19 h - Um momento memorável. Inauguração da exposição do jovem Francisco Marques, no antigo Café Cantinho. Moura à maneira dele, numa iniciativa que contou com o apoio entusiástico da Câmara Municipal. E com este textinho do autor do blogue:

AO JEITO DO FRANCISCO

A festa em honra de Nossa Senhora do Carmo é o momento indicado para se homenagear a nossa terra. No presente caso, Moura é celebrada pelo olhar de um jovem e talentoso pintor da nossa terra. O Francisco pinta com a naturalidade e a espontaneidade que podemos apreciar.

O que me parece mais interessante nos quadros do Francisco são as suas sugestões expressionistas, sendo de duvidar que ele se tenha debruçado sobre o tema ou partilhasse das dúvidas e angústias dos pintores desse movimento. O sentido intuitivo do Francisco leva-o por diversos caminhos, nos quais uma paleta de tons vibrantes está sempre presente.


A juventude deste pintor, o seu permanente entusiasmo e a sua sensibilidade são motivos mais que suficientes para a autarquia organizar esta exposição, que é o ponto de partida para uma iniciativa de maior dimensão, a ter lugar no próximo ano.


Logo a seguir teve lugar a abertura de outra exposição. A de Soraia Domingos, com o desenho como ponto forte.


20 h 30 - Abertura das Festas, com desfile, como mandam as regras. Que terminou no Largo de Santa Comba. A igreja que aqui está é a de São João Batista, bem colorida e ornamentada.



É 1:17 de quinta-feira. Ainda há música nas ruas.

Sem comentários: