sexta-feira, 12 de setembro de 2014

OS AMARELEJENSES

Em 2001 foi publicado um livro sobre as festas de Moura, em 2010 um registo "impressionista" sobre Santo Aleixo. O terceiro painel arranca agora, com um trabalho fotográfico das pessoas e dos ambientes da Amareleja. Será esse mesmo o título do livro: Os amarelejenses. Data de edição: 2016.

Quem é o fotógrafo? José Manuel Rodrigues.

Currículo brevíssimo do artista:

José Manuel Rodrigues nasceu em Lisboa em 1951. Viveu em Paris, França (1968/1969) e nos Países Baixos entre 1969 e 1993. Nos Países Baixos estudou fotografia nas Escolas Superiores de Fotografia em Haia e de Apeldoorn (1975-1989).

Foi co-fundador da Perspektief - Associação de Artes, e responsável pela programação das exposições da respectiva galeria.

Foi membro da Associação de Fotógrafos de Arte (G.K.F.) e da Amsterdamse Kunstraad (Conselho para as Artes, Amesterdão) entre 1987 e 1992.

Recebeu o prémio Vrije Creatieve Opdracht em 1982 (Prémio de Fotografia Criativa) pelo Amsterdamse Kunstraad (Conselho para as Artes, Amesterdão) em 1982.

Em 1999, foi galardoado com o Prémio Pessoa pelo conjunto da sua obra artística e pela sua contribuição às artes em Portugal. A Culturgest dedicou-lhe, nesse ano, uma exposição retrospetiva.

A sua obra está representada em várias colecções privadas e públicas, entre as quais, em Portugal, na Culturgest, Museu de Serralves, BES-foto, Centro Português da Fotografia, Centro das Artes Visuais, e no estrangeiro no Dutch Art Foundation, Van Reekum Galerie (Apeldoorn), Prentenkabinet (Leiden), La Bibliotheque Nationale (Paris), entre outros.

Fonte: http://triplov.com/cyber_art/jm_rodrigues/index.htm


Sem comentários: