domingo, 21 de junho de 2015

MÉRTOLA ISLÂMICA - 20 ANOS DEPOIS

E junho é mês de recordações académicas. A fotografia é um dos raros registos daquele dia. Em 21.6.1995 defendi a tese de mestrado na Universidade Nova. A fotografia tem 20 anos e eu tinha menos 15 quilos...

Um estudo sobre a alimentação no período islâmico, cujo resultado final tanto deve à minha orientadora, a Profª. Iria Gonçalves. O seu rigor obrigou-me a ser um pouco mais rigoroso. A sua tolerância deu-me rédea solta. Embora depois censurasse o meu excesso de liberdade na escrita. Nunca me perdoou que tivesse escrito "várias séculos antes do fast-food e do take-away, nas cidades meridionais já havia o hábito de comprar comida em lugares públicos" (cito de memória). Perguntou-me, em tom pesaroso, "você tem mesmo que escrever estas coisas?". Não tinha. Provavelmente, não devia tê-lo feito.

De resto, tudo correu bem. A arguição de Pedro Barbosa foi precisa, sem causar demasiados problemas. O livro foi publicado, em edição ne varietur, na primavera seguinte. Tempos mais tranquilos.


Da esquerda para a direita: o autor do blogue, Iria Gonçalves (FCSH/UNL), Luís Krus (FCSH/UNL) e Pedro Barbosa (FLL/UL).

Sem comentários: