sábado, 12 de setembro de 2015

MARIANO PIÇARRA - PRÉMIO DE DESIGN 2015

Mariano Piçarra ganhou o Prémio de Design Português (Prémio Pádua Ramos em design de interiores), com o projeto que concebeu para a exposição 360º - Ciência Descoberta (referida em tempos aqui no blogue - v. aqui). Havia outras duas categorias em que foram atribuídos prémios: design de produto e design de comunicação.

Sobre a exposição teci uma brevíssima consideração, que reproduzo: 360º - Ciência Descoberta é um trabalho deslumbrante. Peças antigas vivem no meio da modernidade. Para que o trabalho de investigação tenha resultado em pleno muito contribuiu a museografia, da autoria de Mariano Piçarra.

Sou amigo do Mariano Piçarra há mais de 30 anos. É dos mais abertos adversários da minha opção pela vida política... Coordenei dois livros de fotografia, aos quais o Mariano deu brilhante contributo: Mértola (editado em 1997) e Moura - crónica da festa (de 2001). O trabalho mais insólito (é a palavra adequada, acreditem!) foi, porém, o do projeto da musealização da torre de menagem do Castelo de Moura. Iniciado em 1989, foi metido na gaveta pela vereação socialista em 1990. Guardo desse episódio memórias vivas, em particular pela desqualificação que o projeto (subscrito pelo Mariano e por mim) foi alvo. A História vive-se no tempo longo. O processo foi retomado em 1999, nele se incluindo um projeto de luminotecnia de Vitor Vajão. Dificuldades de vária ordem, e mais alguns escolhos que foram sendo criados, não pararam o processo, ainda que o tenham demorado um pouco mais. A Torre de Menagem abriu ao público em 24 de junho de 2013. Tinham passado 24 anos desde a apresentação do projeto à Câmara de Moura.

Parabéns, Mariano. Está na hora de retomarmos outras coisas que foram sendo adiadas.