segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

DOIS ANOS E DOIS MESES


Já passaram quase 800 dias desde a data de tomada de posse da Câmara Municipal. Os balanços são importantes. A avaliação é feita quotidianamente, mas é fundamental olhar para trás e ver o caminho feito e constatar o que se conseguiu ou não. Muitos obstáculos nos foram levantados. Outros tantos foram removidos. Aqui vai a resposta:

Abertura ao público do espaço dos Quartéis * Conclusão da obra de requalificação da zona industrial * Realização de quatro Câmaras Abertas * Conclusão e inauguração do Parque da Ribeira de Vale de Juncos (Amareleja) * Apoio de cerca de 1.000.000 € ao movimento associativo * Atribuição de bolsas de estudo * Obra de reabilitação da Piscina Coberta * Aprovação do Plano de Pormenor da zona industrial de Amareleja e do Plano de Urbanização da Póvoa de S. Miguel *  Início da obra de reabilitação do Pátio dos Rolins * Reabertura da Escola Básica e do Jardim de Infância de Santo Aleixo * Lançamento do projeto MOURALUMNI * Continuação da realização da Árvore da Partilha * Organização de três sessões do Forum 21 * Reabilitação da antiga Escola Primária da Estrela * Início e conclusão do Pavilhão das Cancelinhas (Amareleja) * Apoio à habitação social, através do gabinete instalado na ÁGORA SOCIAL * Prémio Nacional de Reabilitação Urbana e Prémio Regional do Turismo atribuídos ao Bairro da Mouraria * Aquisição de novos equipamentos para o setor operacional * Realização do novo parque de estacionamento, junto ao Lar de S. Francisco * Apoio a iniciativas levadas a cabo nas escolas * Repavimentação da entrada de Moura (estrada do Sobral) * Atribuição do Prémio de Mérito Escolar * Obra de reabilitação do Pavilhão Gimnodesportivo * Abertura ao público do antigo matadouro, com a exposição “Água, património de Moura” * Realização de obras de melhoramento em escolas básicas do concelho * Inauguração da sede da Herdade da Contenda * Entrega de espaços e entrada em funcionamento do Centro de Acolhimento a Microempresas de Moura * Realização de novos projetos (reabilitação do Bairro do Carmo, iluminação do Castelo de Moura, recuperação da Torre do Relógio, em Amareleja) * Realização de iniciativas culturais e destinadas à infância, com destaque para as concretizadas na Ludoteca, no Museu e na Biblioteca * Aprovação de mais de uma dezena de novos regulamentos municipais * Realização de obras de repavimentação em Moura, Amareleja e na Póvoa de S. Miguel * Apoio a projetos na área empresarial e à instalação de empresas no nosso concelho * etc..

Deixamos aqui de lado tudo aquilo que diz respeito à atividade diária e a inúmeras solicitações, feitas a cada momento. Deixamos aqui também de lado as inúmeras ações levadas a cabo pelos funcionários da Câmara Municipal de Moura (a começar pela recolha do lixo e a terminar na manutenção de redes de água, de jardins, etc.). Não seriam suficientes as páginas de “A Planície” para tudo relatar...


Concentremo-nos no futuro. Lançaremos novas obras e iniciativas. Encaramos os anos de 2016 e de 2017 com um misto de esperança, de confiança e de otimismo. O que nos move é a necessidade de transformar e de melhorar. O que nós queremos, e temos direito, é uma vida decente e um concelho melhor. Várias vezes o temos dito. Mantemos essa firme e funda convicção. Da qual não nos afastaremos.

Crónica publicada hoje em "A Planície".

3 comentários:

Portugalredecouvertes disse...


Apetece ir visitar Moura!

Anónimo disse...

Mas a que propósito está aí uma imagem de Escher ?
HAC

Santiago Macias disse...

Não é Escher, mas podia ser!
É uma fotografia do nilómetro.