sábado, 16 de janeiro de 2016

ALUMNUS V

E ontem chegámos ao nº 5 do projeto MOURALUMNI. O safarense Carlos Campaniço, escritor premiado, sucede a um bioquímico, a uma jornalista, a um piloto e a um gestor. Maior diversidade não poderíamos ter.
Conheço o Carlos desde os seus tempos de juventude, quando atuava numa banda punk-rock, "Os réus da sociedade". Conheci-o mais de perto na Universidade do Algarve, onde lhe orientei a tese de mestrado, trabalho original e de grande interesse. Tive a honra de o ter como mandatário de honra da candidatura da CDU, nas Autárquicas de 2013.



Carlos Campaniço licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e realizou o mestrado em Culturas Árabe e Islâmica e o Mediterrâneo, na Universidade do Algarve.
É em terras algarvias que reside atualmente, mas é às suas origens safarenses que vem buscar a inspiração para as suas obras.
Publicou quatro romances, um ensaio e dois contos. Destaca-se a obra Os demónios de Álvaro Cobra, que deu ao autor o Prémio Cidade de Almada 2012, assim como Mal Nascer que lhe deu um lugar na final do Prémio Leya 2013. O autor foi também vencedor do prémio “Mais Literatura”, da revista Mais Alentejo, em 2014.
Conciliando com a escrita, Carlos Campaniço é Diretor de Programação do Auditório Municipal de Olhão.

1 comentário:

JHS disse...

Grande admirador da prosa de Carlos Campaniço, da temática e da narrativa da sua ficção, bem gostava de saber para quando nos pode ele anunciar o seu próximo livro. Disse ele alguma coisa sobre tais novas de que andamos nós, seus admiradores, tão ansiosos?