domingo, 22 de maio de 2016

UMA SEMANA NOUTROS LUGARES - DIA 3: MONTEZUMA

A placa na estrada indica Montezuma. Mas Montezuma não é uma localidade, mas sim um sítio no meio da estrada. Há um posto dos correios (fiquei a perceber porque se mandavam as encomendas para Post Office, State Road 65...), mas não há casas. O sítio é um não-sítio... Tal como em Las Vegas, a cidade a oito quilómetros as ruas são largas faixas de alcatrão, com casas espalhadas ao longo da via. As ruas são não-ruas e os vizinhos moram muito longe uns dos outros. Não sei se é por isso ou pelo historial do território, mas imperam a rudeza e uma cortesia talhada a escopro.

É um dos condados mais pobres dos Estados Unidos. Isso nota-se por toda a parte. O centro da cidade está abandonado e mesmo o histórico Plaza Hotel, recuperado há pouco, parece que o não foi e que as obras não começaram.

Valham-nos as paisagens (ouço grilos a toda a hora, um som hoje mais raro pelas nossas bandas) e percebo agora porque há tantas fotografias de Ansel Adams destas paragens ou porque Georgia O'Keefe aqui se radicou).

Amanhã tentarei perceber de que ângulo Ansel Adams fotografou o seu "Moonrise".

Sem comentários: