domingo, 27 de novembro de 2016

ORA DEIXA CÁ VER...

Nada como um valente resfriado para me fazer parar um dia... Bem, quase. Saí do super-caloroso jantar de aniversário dos Forcados Amadores de Moura à 1:50, o que faz disto um quase-dia um pouco menos ativo.

Estes dias são bons para deitar contas à vida e para planear o que aí vem. Depois das celebrações da Restauração, que se segue?

* A árvore da partilha;
* A conclusão das obras na Escola do Sete e Meio;
* A cerimónia de conclusão das obras na Ribeira da Perna Seca;
* A feira da vinha e do vinho, em Amareleja;
* Um dia na presidência (6ª edição);
* Presidentes de Câmara do Distrito de Beja em Moura (11ª edição);
* A assinatura dos protocolos das bolsas Empresas pela educação;
* A conclusão dos processos referentes às seguintes empreitadas: reparação do Caminho da Freixeira, reabilitação da igreja de Safara, reforço estrutural da Ponte do Coronheiro e renovação do Bairro do Carmo. Um investimento global que anda pelos 820.000 euros, de obras a iniciar em janeiro/fevereiro de 2017 e a estarem concluídas até ao próximo verão). Às quais há a acrescentar obras em curso. E outras, de maior fôlego, a lançar no início de 2017;
* Prepara-se o início da obra no Campo Maria Vitória, que arrancará em janeiro;
* Planeia-se os próximos MOURALUMNI (com José Eduardo Cavaco), Câmara Aberta (será na Suiça) e Fórum 21 (sobre o ensino da música).
* Terminam-se projetos (a Casa dos Poços, na Mouraria; a nova exposição para o matadouro; o livro da Amareleja; catálogos de exposições etc.) e olha-se em frente.

Estou ante o futuro como o vaticinador ante a sua ardósia. Não realidade, nem vaticino, nem predigo. É que o quadro, de Giorgio de Chirico, tem em inglês o título de The prophet... Nada profetizo, Deus me livre. Limito-me a olhar e a planear. A preparar o trabalho e a levá-lo à prática. De forma solitária, nos casos pessoais, no seio da equipa autárquica, no que à Câmara Municipal diz respeito. Nada mais simples.

O quadro, de 1915, está no MOMA, em Nova Iorque.

Sem comentários: