sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

EMINÊNCIA PARVA

O meu interlocutor falava-me de um determinado indivíduo de uma instituição com quem uma entidade camarária dialoga regularmente. Um técnico irritante e habituado a complicar o que é simples. Dizia este meu amigo, "sabes que, no meio disto tudo, ele é uma espécie de eminência parda da instituição". Ri, para espanto da pessoa com quem conversava. "Que se passa?". Eu entendera eminência parva, epíteto que achava muito mais apropriado. Aí rimos os dois.

Tenho conhecido muitas destas eminências ao longo da vida, cardeais especializados em dizer o óbvio como se de profundos pensamentos se tratasse. Gosto em especial dos que intervêm em público, em estilo labioso, dizendo as mais horríveis e lacrimejantes banalidades em tom sapiente. Nessas alturas lembro-me do Sam, a águia dos Marretas...


Sem comentários: