quinta-feira, 8 de junho de 2017

CONVENTO DO CARMO DE MOURA NO PROJETO REVIVE


O Convento do Carmo de Moura vai integrar o Projeto “Revive”. O projeto “Revive” abre o património ao investimento privado para desenvolvimento de projetos turísticos, através da realização de concursos públicos.
A participação do Convento do Carmo neste programa de dinamização resultou dos contactos e diligências feitas pela Câmara Municipal de Moura junto da Secretaria de Estado do Turismo.

O trabalho desenvolvido pela autarquia deu resultados concretos. O Convento do Carmo é o único imóvel do distrito de Beja, e um dos seis em todo o Alentejo, a integrar esta linha de intervenção.
Será, em breve, assinado o protocolo que envolve as várias entidades que participam neste processo (Direção Geral do Património Cultural; Direção Geral do Tesouro e Finanças; Turismo de Portugal, I.P.; e Câmara Municipal de Moura) tendo em vista a futura recuperação do imóvel.

O Convento do Carmo, cujas origens remontam ao período medieval, é imóvel classificado e tem um inestimável valor patrimonial e sentimental para os habitantes do concelho. A Câmara Municipal tem, ao longo dos anos, desenvolvido esforços para encontrar uma solução para este edifício. O passo que agora se dá é essencial para a futura recuperação e reutilização do antigo convento. A iniciativa da autarquia vem na linha de outras já concretizadas e que dão corpo a um processo de regeneração urbana levado a cabo com determinação e resultados que estão à vista de todos.

Pretende-se assim, e como refere o site do Projeto “Revive”, “promover e agilizar os processos de rentabilização e preservação de património público que se encontra devoluto, tornando-o apto para afetação a uma atividade económica com finalidade turística, gerar riqueza e postos de trabalho, promover o reforço da atratividade de destinos regionais, a desconcentração da procura e o desenvolvimento de várias regiões do país”.

No âmbito deste projeto está ainda previsto o lançamento de instrumentos financeiros destinados a alavancar o investimento privado.

Moura, 8 de junho de 2017

O GABINETE DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA

5 comentários:

Portugalredecouvertes disse...


Espero que corra bem !!!

Anónimo disse...

Queira Deus que não se consiga avançar com este projecto assassino do Convento de Moura. O Convento de Moura devia ser restituído, sim, a uma comunidade de frades, dar a conhecer a sua História sem perder a sua verdadeira identidade.
Vamos tentar combater esse projecto que tira o Convento de uma ruína, para o colocar numa outra forma de ruína.
O Convento do Carmo é para os frades, não para a hotelaria, nem para os 'boys' amigos que ganham concursos públicos e abrem hotéis de luxo!

Santiago Macias disse...

Ainda não há projeto concreto e já se está contra. LOL 😂
Para uma congregação religiosa? Totalmente de acordo! Venha ela!

Curioso disse...

Eu cá por mim voto nisso dos frades e que volte a ser um hospital! E mais, o Moura Atlético Clube deveria voltar a jogar no Campo Maria Vitória: derrubava-se aquele monstro do Continente, faziam-se novamente as bancadas e o campo seria pelado, como antigamente.

Portugalredecouvertes disse...


da Wikipedia
....Este foi o primeiro convento da Ordem dos Carmelitas fundado em Portugal, e em toda a Península Ibérica, em 1251, no reinado de D. Afonso III de Portugal. Destinava-se, aquando da sua edificação, a receber os capelães da Ordem dos Militares de São João de Jerusalém, regressados da Terra Santa, os quais receberam o convento justamente por doação dos cavaleiros desta Ordem militar.
Foi deste mosteiro que partiram os frades que fundaram o Convento do Carmo de Lisboa, a convite de D. Nuno Álvares Pereira, o Condestável de Portugal, e posteriormente que partiram também os frades para as fundações dos Conventos do Carmo de Colares e da Vidigueira....
que não seja descaracterizado e não se perca a historia !
uma imagem da fachada :
http://www.roteirodoalqueva.com/patrimonio/convento-do-carmo-moura