terça-feira, 4 de julho de 2017

EIS A FESTA

A cidade renova-se e reiventa-se. Em cada dia e em cada ano. A festa em honra de Nossa Senhora do Carmo segue, há muito esse ritmo. Não há duas festas iguais, como não há momentos que se repitam. As festas são o nosso espelho. E são, também, o orgulho de todos nós.
As comissões são a generosidade transformada em esforço, em trabalho e em brilho. Os festeiros que agora terminam funções deram um ano das suas vidas a esta terra. Alguns mais do que isso, por serem repetentes. Ao longo de um ano organizaram dezenas de eventos, estiveram em feiras e mercados, venderam rifas, montaram espetáculos e festivais. A cada momento nos recordaram “estamos cá, e contamos convosco”.
Depois de um ano de trabalho intenso, eis a Festa. Que terá o brilho de sempre. Que contará, como sempre, com um programa apertado de celebrações. Estaremos todos. Os que aqui vivemos e os que estão fora. A festa é uma celebração e um espaço de encontro. Com os nossos amigos, com as nossas famílias, com as ruas da nossa terra, com as nossas memórias.
Este ano, a igreja e o convento do Carmo estarão, ainda mais, no centro das nossas atenções. As perspetivas, que agora se abrem, para a recuperação de um sítio que tanto nos diz, terão de ser levadas a cabo num futuro próximo. É uma responsabilidade coletiva, porque a igreja e as festas são de todos nós.
A Câmara Municipal de Moura participa na festa da padroeira. Apoiamos e estamos presentes. Fizémos e fazemos de uma proximidade que é permanente a nossa linha de conduta. Tal como nos anos anteriores, engalanaremos os Paços do Concelho para assistir à passagem da procissão. É a forma simbólica que escolhemos para estarmos ainda mais perto.
Escrevi no programa do ano passado, a respeito dos festeiros, “são eles os guardiões da alma de todos nós. São eles quem ajudará a perpetuar o espírito do lugar”. Em 2018 haverá, decerto, nova comissão. Cá estaremos para, com eles, participarmos na construção de uma festa que, a cada ano, se renova e se reinventa. E que é de todos nós.

Santiago Augusto Ferreira Macias

Presidente da Câmara Municipal de Moura


Arranca lento, o meu julho. O blogue está de regresso. Com o texto que tive o prazer de escrever para o livro das festas. A festa está aí. A partir de dia 13.


Sem comentários: