sábado, 6 de janeiro de 2018

CORBUSIER EM ÁFRICA

"Nous appelons ça des pouillonades", exclamou um pouco entusiasmado Boussad Ouadi, quando perguntei quem era o autor de tão arrojado edifício. Fernand Pouillon (1912–1986) interviera numa Argélia em fase de transição, transplantando para África conceitos e modos de ver bem europeus. O seu Climat de France (!), no popular bairro de Bab el-Oued, foi um fracasso, do ponto de vista social. Nada que não continuasse a ser feito e repetido e voltado a repetir. Chelas é, a esse nível, um clássico lustiano... Provavelmente, as coisas são assim porque quem desenha coisas assim nunca viveu num bairro popular.

Mas o edifício de que gostara era a torre à la Corbusier na esquina da Rue Salah Mirad com o Boulevard Krim Belkacem. Tive dificuldade em o localizar. Até porque o projeto não é, afinal, de Fernand Pouillon. Mas sim da tripla Louis Miquel (1913-1986) / José Ferrer-Laloe (1910-1982) / Pierre Bourlier (1912-????). E Louis Miquel trabalhara, de facto, com Corbusier.

O AERO-HABITAT (1950-1955) impõe-se na paisagem da capital argelina. E não sei porque me lembrei disto hoje, mas a verdade é que me lembrei disto hoje... E continuo a gostar do edifício.


1 comentário:

Portugalredecouvertes disse...


nalguns países já deitaram abaixo muitos dessas construções
talvez porque as obras de manutenção são muito complicadas !