sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

DE GAO À BIBLIOTECA DA SORBONNE



O meu interesse no tema é antigo. Mas o estudo do rito funerário islâmico ganhou um novo alento há uns anos, em Bamako, no Mali. Onde se conserva esta lápide funerária. Provém da necrópole de Sané, em Gao. Poderá datar do século XII ou XIII d.C. O facto espantoso é ter sido importada da região de Almeria, no sul de Espanha. Que fica a 2300 km. Que a classe superior de Gao mandasse esculpir essas lápides a tal distância diz bem do prestígio dos ateliês andaluzes e diz bem da pujança do comércio entre o Mediterrâneo e as regiões sub-saarianas.

As escavações de Gao foram publicadas aos poucos, em vários periódicos científicos, da África Ocidental aos Estados Unidos. Uma dessas revistas tem o improvável nome de Nyame Akuma... Não conheço nenhuma memória ou trabalho de síntese das escavações. Há, como visão global, Arabic medieval inscriptions from the Republic of Mali : epigraphy, chronicles and Songhay-Tuāreg history. Não sei se a questão da topografia dos espaços funerários está incluída no livro. Provavelmente não estará... Só me restavam duas opções. Ou comprar o livro ou ir a uma biblioteca. Os preços estão na imagem que reproduzo. Fica mais barato ir a França consultar a obra.

Há publicações assim, a preços impensáveis. Uma das editoras mais inacessíveis desta vida profissional é a italiana L'Erma di Bretschneider. Os livros são todos muito caros. Mas a coleção (em 180 e-books) sobre arqueologia romana custa 25.152,00  €. Isso, vinte e cinco mil.

Noutro registo estão as publicações da Dumbarton Oaks. De extraordinária qualidade, são vendidas a preços mais decentes. Aqui, o fator decisivo é a rapidez. Numa consulta ao catálogo é frequente encontramos a expressão out of print. A palavra reedição não consta nos dicionários de Harvard. Não compraram? Tivessem comprado.

Ver:

http://www.lerma.it/

https://www.doaks.org/research/publications


Sem comentários: