terça-feira, 30 de janeiro de 2018

INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E INFLAÇÃO GALOPANTE

Lamentava-me eu, há semanas do preço do livro Arabic medieval inscriptions from the Republic of Mali : epigraphy, chronicles and Songhay-Tuāreg history. Entre 1138 € (usado) e 2013 € (novo). A obra é um extraordinário trabalho de erudição de um académico brasileiro, Paulo de Moraes Farias. Estou, desde ontem, à volta do livro. Um outro estudo, sobre Kumbi Saleh (Mauritânia), veio, afinal, lançar novas pistas, e novas dúvidas, sobre as questões que estou a estudar. E, surpresa maior, os resultados das escavações (de há muitos anos) no Mali, acabam de ser publicados: SUR LES TRACES DES GRANDS EMPIRES - Recherches archéologique au Mali, de Shoichiro Takezawa e de Mamadou Cisse. Por razões de segurança, os trabalhos de terreno no Mali foram suspensos há cinco anos.

Tive a curiosidade de ver, de novo, o preço do livro de Paulo Farias. Agora vai de 1874 € (usado) a 4499 € (novo). E não, não foi impresso em folhas de ouro, como repetidamente me perguntam. É um livro de capa dura, em grande formato, mas sem luxo. Uma publicação na tradição académica anglo-saxónica, nada mais.

Sem comentários: