sábado, 21 de abril de 2018

16 ANOS DE EQUIPA

A fotografia data do verão de 2004. Já lá vão 14 anos. Conheci a Marta e a Luísa (ambas da Conceição, porque nascidas em 8 de dezembro) em 2002. Uma tinha 21 anos, a outra 20. Não sei que diabo disseram às moças, mas quase não respiravam quando falava com elas. A campanha de 2002 foi atípica, um trabalho de pica-aqui, pica-ali preparando a reabilitação do Castelo de Moura. Tarefa terminada, no essencial, em 2004. A partir de 2003, arrancámos com a alcáçova. Recordo-me delas, no final desse verão, cheias de receio quando lhes disse que no dia seguinte iria para a Síria "ai, Santiago, como é que você não tem medo de ir para esses sítios?...".

Fui acompanhando o percurso e o crescimento de ambas. Pude constatar como as miúdas desses anos, de início medrosas e sempre hesitantes, se tornaram em duas profissionais qualificadas e de alto gabarito. O essencial da sua formação estivera a cargo de Miguel Rego, que ainda acompanhou os anos iniciais da aventura mourense. Depois vieram Vanessa Gaspar, mais tarde José Gonçalo Valente e Mário Romero Machado. Em tempos recentes, Rogério Silva.

Quanto a elas, quando me vi enrascado num desenho crucial, que me faltava para a tese, pedi-lhes ajuda. Fizeram um trabalho de elevada qualidade. Disse na altura,  e repito agora, "se um dia for escavar para as Caraíbas, vocês farão parte da equipa". Por causa da qualidade técnica e, ainda mais que isso, da qualidade humana.

Andamos nisto há 16 anos. Não dispenso a vossa presença. Muito menos a vossa amizade. Estaremos na mesma equipa, onde quer que andemos.

Sem comentários: