sábado, 28 de abril de 2018

CONTAS APROVADAS


Foi isto que aconteceu, ontem à noite, na Assembleia Municipal de Moura. Foram aprovadas as contas referentes a 2017. Com os votos favoráveis do PS e do PSD. Com a abstenção da CDU, que muito justamente não se reviu em algumas afirmações do relatório. Foi pena que não tivesse sido apresentada declaração de voto sobre esta matéria.

Retomarei isto, dentro de dias, de outra forma, e de modo mais aprofundado. Porque há coisas que não podem passar em claro. Porque tem de haver, na política, decência, elevação e compostura. E, volto a insistir, preparação.

Em 15 de novembro de 2017, o atual Presidente da Câmara dizia à Planície:
"(...) a saúde financeira da Câmara Municipal é pior do que aquela que o anterior executivo quer fazer crer. Álvaro Azedo garantiu que nos próximos dias irá solicitar à Inspecção Geral de Finanças a realização de uma auditoria ao universo da Câmara Municipal de Moura, para que o novo executivo tenha a noção exacta da realidade. O autarca garante que não se trata de nenhum ajuste de contas com o passado, é sim a necessidade de conhecer a realidade do município em rigor, prometendo tornar publico o relatório que resultar da auditoria".

Em 15 de dezembro de 2017, insistia o atual Presidente da Câmara:

"(...) o executivo da Câmara de Moura reforça o que sempre disse. Afirmando que as contas do município condicionarão a actuação do actual executivo durante o presente mandato, afirmando que "infelizmente algumas surpresas menos positivas têm sido encontradas". Os socialistas garantem ainda que em Abril de 2018, aquando da apresentação das contas do ano de 2017, ficará claro para todos o estado financeiro do Município de Moura (...)"

Vale a pena perguntar, e ao tema tornarei com muito maior detalhe:
Onde está a auditoria que foi pedida à Inspeção-Geral de Finanças?
Onde estão os resultados?
Quais foram as surpresas menos positivas?
Onde é que isso está escrito no relatório e contas referente a 2017 e que, no essencial, diz respeito ao executivo que chefiei?

Sem comentários: