terça-feira, 12 de junho de 2018

STARDUST MEMORIES Nº 20: GENTRIFIBAR

Pensava que tinha fechado. Não foi bem isso. Falando ontem com um veterano, esclareceu-me "agora é um bar turístico". Engoli em seco. A gentrificação entrou, de vez, na ordem do dia. Primeiro, gentrificar. Agora, gentrifibar. Não creio que volte ao Estádio. Já lá não estão os símbolos de uma distante juventude. O jukebox (com músicas do Teixeirinha, o rei da canção gaúcha) desapareceu, os azulejos foram cobertos com madeira, do pinball ficou só a memória.

O Estádio era um sítio difícil de classificar. Foi aí que passei alguns dos melhores momentos dos tempos de estudante. Na altura, há quase 30 anos, era sítio frequentado por estudantes tesos, boémios profissionais, putas na reforma e alguns vencidos da vida. Não havia beautiful people nem gente à procura de ambientes exóticos ou de emoções fortes. Bebia-se, fumava-se e conversava-se, numa ambiente caótico.

Foi lá que conheci o Cabeça de Vaca, um dos mais reputados boémios de Lisboa. Foi-me apresentado pelo companheiro daquela noite, com quem irei almoçar hoje.

O Cabeça de Vaca finou-se há mais de 30 anos. Morreu em pleno Estádio, no verão de 1986. Logo ao almoço beberemos à memória de um sítio que foi e que não voltará a ser.


Sem comentários: