quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

MUSEUS E PATRIMÓNIO ETC. E TAL

Infelizmente, o Ministério da Cultura continua a ser visto como um sub-ministério. A pasta é ocupada para preencher calendário. Os resultados estão à vista. A imensa trapalhada que aí vai quase dispensa comentários.

Há gravíssimos problemas de funcionamento (podia dar exemplos pessoais de várias entidades em colapso total), há falta de meios, humanos e financeiros, e continua a não se perceber para que serve essa coisa da Cultura. Excetuam-se os momentos das inaugurações, com écharpes e croquetes, como ainda ontem me foi confirmado. Ao vivo e a cores.

A questão do NIF não resolve grande coisa, se não houver meios. O angustiante artigo de Lucinda Canelas no "Público" espelha o que se está a passar. Tem, contudo, uma passagem hilariante. A dado momento leio A ATL é dona da obra [do remate do Palácio Nacional da Ajuda] e é uma associação privada, com a maioria de sócios privados. Como é que as jóias do património nacional são deixadas à gestão privada?”. Quem faz a pergunta? Uma bloquista? Uma comunista? Frio, frio. Uma deputada do CDS-PP. Vou gravar e guardar. Para memória futura.


Sem comentários: