terça-feira, 5 de março de 2019

CARNAVAL COM DIETA MEDITERRÂNICA

O despacho n. º 1939/2019 do Diário da República n.º 41/2019, série II de 27.2.2019, criou o Conselho Dinamizador para a Salvaguarda e Promoção da Dieta Mediterrânica. São 35 entidades. Não tenho nada contra este género de iniciativas, muito sinceramente o digo. Nasci no mundo mediterrâneo e os hábitos alimentares, como outros do quotidiano, fazem parte do dia-a-dia.

Publiquei, em "A Planície" de 1.10.2014, um texto onde, entre outras coisas e a propósito de uma jovem amiga que fora estudar para longe, referia "aquela coisa do palato, que é por ele que começamos a sentir saudades de casa. E que é sempre pelo ponto onde regressamos à infância.

Quando em dezembro voltar à Pátria para as férias do Natal imagino reinvindicações meridionais. O pão, o tal de Monte Fialho, mais o paio e o presunto. E o queijo, aquele dos Cotéis ou o da Abelheira. E migas, claro, que é coisa que não se faz com pão de plástico. Neste entretanto, uma coisa a minha amiga já percebeu. Há, felizmente, patrimónios de infância que nunca nos deixam. Ela poderá ter saído de Mértola para sempre. Mas há sempre qualquer coisa de Mértola que nunca a deixará".

O Mediterrâneo estuda-se, promove-se e dinamiza-se? Claro que sim. Sobretudo, vive-se. Todos os dias e para sempre.

Aquilo a que poderemos chamar um grupo de trabalho informal da dieta mediterrânica, na Sociedade Monumental Sobralense, no Sobral da Adiça.

Sem comentários: