quinta-feira, 15 de agosto de 2019

BIBLIOGRAFIA MOURENSE: UM REGISTO PESSOAL: 8/13

Oitava publicação sobre temas concelhios: uma abordagem monográfica e fotográfica a Santo Aleixo. A ideia surgira muitos anos antes e foi avançando, de forma um pouco improvisada. Escolheram-se pessoas emblemáticas da aldeia. O Alberto Frias foi fotografando, eu ia fazendo entrevistas. Entre dúvidas, avanços e recuos, o esquema inicialmente pensado foi abandonado. Não haveria entrevistas - porque muito desiguais -, mas sim um texto "memorialista". O mais importante eram as fotografias. O lançamento, em agosto de 2010, foi completamente festivo. Com sessão de autógrafos e tudo, e uma bicha de pessoas, espraiando-se pelo adro da igreja.

Uns anos depois, uma pessoa veio falar comigo. Estava a fazer um livro sobre a sua aldeia. Comentou "mas não quero fazer um livro como o seu de Santo Aleixo, é muito maçudo". Ganhou o meu respeito. Se há coisa que gosto é de clareza e frontalidade. Por muito que, naquele momento, tenha, por várias vezes, engolido em seco.

Este livro deixou-me marcas. Estando fora do concelho, lembro-me, com muita frequência, de sítios, de pessoas e de situações. Santo Aleixo tem lugar permanente nesses momentos. É, desde 1973, "um daqueles sítios".

Santo Aleixo da Restauração
Autores: Alberto Frias e Santiago Macias
Formato - 23 x 21
Nº de páginas - 80
Ano de edição - 2010
Classificação CDU - 978-972-8192-43-3

Sem comentários: