quinta-feira, 29 de agosto de 2019

RELENDO VENTURI

Há muitos anos que não regressava a este livro, que tão importante foi na minha juventude. Para compreender a pintura - De Giotto a Chagall atirou-me para História da Arte. Lembrava-me, ou julgava lembrar-me, de uma passagem sobre a atividade de Thomas Gainsborough (1727-1788). Erro crasso. O texto reporta-se a John Constable (1776-1837). Reproduzo um excerto, que usei num texto escrito esta tarde:

"Foi assim que, sob a pressão das circunstâncias materiais, Constable viu abrirem na sua frente dois caminhos: ou inclinar-se perante as leis da Academia e da opinião pública, ou conservar-se fiel à sua maneira de ver e de sentir. Não quis renunciar a nenhum deles e, na maturidade, pintou paisagens aos pares: um de harmonia com o seu ideal, para satisfação própria, a outra para corresponder às exigências da Academia".

E Venturi apresentava como exemplo as duas versões de The hay wain, de 1821. Lembrei-me muito deste quadro, e dos comentários de Venturi, nestes dias. A propósito de um texto que tive de escrever e, depois, de rever. E ambos eram/são verdadeiros.


Sem comentários: