quarta-feira, 13 de novembro de 2019

O BRASIL AINDA É UMA COLÓNIA?

O Brasil ainda será uma colónia portuguesa? O Bloco de Esquerda parece pensar que sim. Lê-se no site bloquista:

O grupo parlamentar do Bloco exige ao governo português uma posição firme de salvaguarda dos legítimos direitos das comunidades indígenas, sublinhando que, caso o aval seja dado à construção, por parte do grupo Vila Galé, será destruída uma das maiores fontes de sustento da comunidade nativa Tupinambá.

E conclui-se, mais adiante:
Os bloquistas sinalizam que, caso o aval seja dado à construção do hotel de luxo por parte da rede hoteleira portuguesa Vila Galé, será destruída uma das maiores fontes de sustento da comunidade nativa Tupinambá, e manifestam a sua mais veemente condenação quanto a todo este caso, exigindo ao governo português uma posição firme de salvaguarda dos legítimos direitos da comunidade Tupinambá de Olivença.

Lê-se e não se acredita. Uma coisa é estar contra empreendimentos daquele género (eu estou, sem dúvida!) ou estar solidário com comunidades vítimas de um progresso desenfreado, desrespeitador e opressivo (eu também estou solidário, sem dúvida!). Outra coisa é exigir que o governo de um país tome posição e faça exigências sobre matérias de ordenamento de outro país.

De uma forma muita clara, não têm noção do que são matérias de Estado. Bem que queriam ir para o governo. Imagine-se a animação folclórica de uma governação destas. Em termos objetivos, "vivem disto", inventando causas e pseudo-causas.

O grito do Ipiranga, algo alheio ao Bloco de Esquerda (quadro de Pedro Américo,
pintado em 1888 e hoje no Museu Paulista - USP)

Sem comentários: