quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

EU, ASSIM TIPO A RIR-ME MUNTO

O texto é incisivo e não usa os verbos em voga no facebook e, também e desgraçadamente, em alguns títulos de jornais: chocar, arrasar etc. Mas, neste caso, até poderia deles fazer uso. O texto era sobre o ensino. Cito duas passagens, a propósito do PISA: "à segunda participação, tem [a China] os melhores resultados nos três domínios avaliados. O investimento do Estado é chave, mas há também uma cultura de disciplina, que ajuda a explicar". Mais adiante, sublinha-se que "as escolas chinesa apresentam uma 'cultura de trabalho e rigor' e uma disciplina 'muito rígida', conta Teresa Cid [diretora do Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa]. É habitual ver alunos que; às 8 horas, antes mesmo do início das aulas, já estão na biblioteca a estudar". Vinha no "Público" de hoje (p. 5).

Disciplina, trabalho, rigor, bibliotecas. Tudo isto me soa a música celestial. Preparo-me agora para a já antiga e costumeira saraivada de pontapés dos meus amigos, para quem passo, desde os tempos da faculdade, por troglodita incurável.


Anúncio da LUSÓFONA, de 2011. Olhando o futuro.

Sem comentários: