quarta-feira, 16 de setembro de 2020

A NOVA DIREITA É ISTO??? ESTAMOS TRAMADOS...

"Não teremos extrema-direita enquanto Paulo Portas fizer o pleno da demagogia e se apropriar dos temas caros a essa faixa do eleitorado". Escrevi isto num artigo para o jornal "A Planície" de 1 de junho de 2014. Infelizmente, não me enganei. Desaparecido Portas da cena política, sem ninguém com punch naquela área, rapidamente apareceu um neo-fascista, com todos os predicados para um reality-show: boçal, ordinário e com arte para explorar a raiva do público de Howard Beale.

Surgiu, há dias, este vídeo nas redes sociais. É um ato de "não-comunicação". Mais de treze minutos de arrazoado teórico suscetíveis de entusiasmar uma multidão de pinguins.

Momentos para Ricardo Araújo Pereira morrer de inveja:

1. O "boa noite" inicial. Supostamente, porque os recetores da mensagem a verão à noite. Como a minha prima Feliciana, que ditava cartas para o marido perguntando "então cá chove muito?". E depois explicava à minha mãe: "sim, porque lá é cá para ele". Uma lógica imbatível.

2. A referência ao "esforço herculano" (ao minuto 13:13). O que será um esforço herculano?

3. O moço silencioso por detrás do "presidente". Ao menos podia ter sido convidado a despedir-se, como fazia António Lopes Ribeiro com o maestro António Melo, no programa "Museu do Cinema": "diga boa noite aos telespetadores, maestro". E o músico, que acompanhava os filmes ao piano, lá disparava um tímido "boa noite".

Com jovens destes, bem pode o outro esfregar as mãos...


1 comentário:

Domingos Boieiro disse...

Gostei muito do "esforço herculano"...para fazer a pátria grande...