quinta-feira, 29 de outubro de 2020

GUERREIROS E MÁRTIRES - MNAA: 19.11

Aproxima-se, assim o desejamos, o fim de mais um projeto. Foi iniciado em 2018 e passou por uma notável série de inesperadas circunstâncias, que foram sendo ultrapassadas e resolvidas, não sem esforço.

Avança agora a montagem de "Guerreiros e Mártires - a Cristandade e o Islão na formação de Portugal". A inauguração está prevista (nesta fase das nossas vidas já só prevemos) para dia 19 de novembro, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. Daqui a três semanas. Como se diz no texto de divulgação, a exposição temporária “Guerreiros e Mártires irá permitir aos visitantes desvendarem as vivências deste importante período. Isso será feito através de um conjunto de peças (ourivesaria, cerâmica de luxo e comum, peças militares, tesouros monetários, pintura, iluminura, escultura, têxteis, marfins e artes do fogo), num projeto envolve que mais de setenta instituições (museus, bibliotecas, igrejas e coleções particulares) de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Marrocos e Reino Unido.

Partilho o comissariado desta exposição com Joaquim Oliveira Caetano, diretor do M.N.A.A., um colega e amigo de várias décadas.

Ver - http://www.museudearteantiga.pt/exposicoes/guerreiros-e-martires




Sem comentários: