sábado, 20 de março de 2021

CENTRO DE ARQUEOLOGIA DE ALMADA

Há, em Almada, um Centro de Arqueologia.

Existe há 48 anos, uma longevidade assinalável no meio.

O Centro de Arqueologia de Almada é uma ONG com trabalho técnico e científico respeitado, e que gera admiração no meio.

Edita uma revista de enorme qualidade, a al-Madan, que consulto com muita frequência e onde encontro muitos artigos de grande craveira.

O Centro de Arqueologia de Almada suspendeu as suas atividades, por falta de meios financeiros.

Não conheço os detalhes do que se passou. De uma coisa tenho, contudo, a certeza. As associações fazem parte de uma necessária e enriquecedora diversidade. Alguém consegue, por exemplo, imaginar o projeto de Mértola sem uma entidade chamada "Campo Arqueológico de Mértola"?...




1 comentário:

JMCR disse...

Na verdade, não houve suspensão da actividade geral do CAA; houve suspensão de alguns projectos, nomeadamente na área pedagógica, por falta de recursos financeiros e, consequentemente, humanos. Em resultado de uma estratégia cultural municipal errada. Mas a associação resiste e resistirá e a esta fase difícil, em boa parte graças à grande mobilização dos sócios e amigos, que minoram o estrangulamento financeiro por via das consignações de IRS e IVA. A sociedade civil responde assim ao autismo de alguma administração pública. A Al-Madan e a Al-Madan Online continuarão ao dispor da comunidade científica e dos muitos leitores interessados.