sábado, 24 de abril de 2021

STARDUST MEMORIES Nº. 51: SINTRA ATLÂNTICO

Primeiro dia de saída (sempre só a dois, sempre de máscara, sempre longe de "interações", mas é o que pode ser...). Um regresso à região saloia. Na estrada de Mafra para a Praia das Maçãs, quase parecemos estar a dezenas de quilómetros de Lisboa. Poucos carros e a paisagem do Atlântico a "dar-nos" um mundo diferente. Frescura, canaviais e mar alteroso. Ao longo da estrada para Sintra, ao passar por Colares, recordo o calafrio das manhãs de sábado de há quase 50 anos, quando tínhamos "de ir à praia" e me enregelava no areal, mesmo ao lado do Alto da Vigia.

No verão de 1974 fiz o percurso de elétrico entre Sintra e a Praia das Maçãs. Foi a única vez, ante o desespero do meu pai ("passamos a manhã nisto...") e o gáudio da minha avó Luzia, divertida com o enervamento do seu João. Eram os elétricos da empresa Sintra Atlântico, a mesma dos autocarros azuis e prata que todas as manhãs, de segunda a sexta, me levavam dos Quatro Caminhos ao palacete oitocentista onde existia a Escola Preparatória Conde de Sabugosa.








































O Alto da Vigia, um surpreendente ribat islâmico às portas de Lisboa. Este está identificado e em vias de estudo aprofundado. Falta o sítio do Monte Suímo, referido pelas fontes escritas. Será coisa para mais tarde, se um dia os militares deixarem a Serra da Carregueira.

Sem comentários: