terça-feira, 22 de junho de 2021

LACANT - UMA REVISTA DE ARQUEOLOGIA EM MOURA

Foi ontem publicada, em Moura, uma revista intitulada Lacant. É engraçado ser o pai do nome de uma revista. Nunca tal me tinha acontecido...

De onde vem o nome Lacant? De uma espécie de mantra. Tantas vezes se repetiu, que acabou por ser aceite. Nunca tal me tinha ocorrido (que Moura pudesse ser lacant), até ler o trabalho de Alicia Canto. E de me dar conta que as peças referentes à Ecclesia Santa Maria Lacantensis ou Lacaltensis estavam todas à volta de Moura. Verifiquei, sem espanto, que os arqueólogos da Antiguidade tardia não leram as fontes islâmicas e que os desta época não consultaram os materiais anteriores ao século VIII. Tornou-se-me então claro que a cora de Lacant referida nas fontes árabes mais antigas podia muito bem ser a nossa terra. E que o misterioso sítio de DNHKT (citado nos Muqtabis V), entre Beja e Aroche, podia ser identificado como Lacant e resultar de um erro de transliteração, ou da confusão entre duas consoantes do alifato. Sorte a minha, que tinha à mão de semear as obras de Ibn Hayyan e de Ibh Idhari... E que um dia dei comigo a pensar "esperam lá, a nossa ecclesia bem pode ser o do sítio desconhecido". E o nome de Moura ter, afinal, surgido no contexto da renovação urbana do século XI.

Uma revista não é fácil de manter. Coordenei a de "Arqueologia Medieval" entre 1992 e 2013 e sei bem o que se pena. Boa sorte, portanto.




Sem comentários: